segunda-feira, 30 de março de 2020

Texto complementar : Primeira Guerra


CEAP – DATA: _____ de março de 2019.
Aluno: _______________________________________________________________________
Professora : Bianca Silva Soares Melo – Serie : 9º Turma : _______ Turno : ________________


Grande Guerra, como foi chamada por seus contemporâneos, antes de acontecer a Segunda Guerra Mundial, envolveu países de diversos continentes. A disputa era liderada por dois blocos que se enfrentaram: a Tríplice Aliança, composta por Alemanha, Áustria e Itália e; a Tríplice Entente formada por França, Inglaterra e Rússia. Estes países já haviam passado pelo processo de unificação territorial que ocorreu na Europa em meados de 1848. Preparado para saber mais sobre essa Grande Guerra? Então acompanhe o artigo que contaremos tudo sobre a Primeira Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi um conflito político e militar entre as principais potências econômicas do início do século XX. A Grande Guerra devastou as nações envolvidas, gerando traumas, problemas econômicos e muitas outras consequências que falaremos mais a frente.
Para compreender os motivos e as consequências de uma das guerras mais devastadoras é preciso retomar alguns aspectos e o cenário político e econômico mundial.
Além do enfrentamento direto das nações citadas, outras dezenas de países se envolveram na Primeira Guerra Mundial, como por exemplo Brasil, Estados Unidos, Itália, Portugal, China, Império Turco-Otomano, entre outros. O saldo final do conflito contabilizou mais de 10 milhões de mortos, entre militares e civis e mais de 20 milhões de feridos.
Causas da Primeira Guerra Mundial
As motivações para o desencadeamento da Primeira Guerra Mundial aconteceram ao longo do século XIX e XX e foram se somando até que o conflito eclodiu de fato.
Entre o final do século XIX e início do século XX, o mundo encontrava-se dividido e explorado pelas grandes potências europeias e os Estados Unidos. Em todos os cinco continentes havia dominação imperialista e as grandes potências brigavam para expandir seus territórios.
Devido ao desenvolvimento das indústrias e da economia de forma geral, o Império Alemão chegou a superar a Inglaterra em vários setores. Os alemães tomaram o mercado antes dominados pelos ingleses na Europa e no Oriente. A consagrada marinha inglesa se via ameaçada pelo grande crescimento da marinha alemã e temia a perda da sua hegemonia.
Em 1870, a Alemanha já tinha ganhado outro inimigo ao vencer a França na Guerra Franco-Prussiana, conquistando a região da Alsácia-Lorena. Com a derrota, os franceses tiveram que entregar a região rica em jazidas de ferro e carvão mineral. Nos anos seguintes os franceses sentiram-se humilhados por terem que importar carvão dos alemães.
Enquanto os germânicos começavam a colecionar inimigos, o governo e a imprensa tentavam convencer a população de que uma guerra seria benéfica. Junto ao crescimento econômico, o discurso inflamado e a propaganda, a tensão entre as nações europeias estava prestes a explodir.
Por ter chegado atrasada na distribuição das colônias na Ásia e na África, a Alemanha e a Itália ficaram apenas com as “migalhas do banquete imperialista”. Para conseguir mais colônias, uma solução apontada pelo governo germânico era atacar e dominar os países já colonizados.
Enquanto todos esses eventos aconteciam na Europa ocidental, no lado oriental do continente a Rússia, governada por um Cezar (imperador), tinha interesses em estender seu território na região dos Bálcãs. O problema é que o Império Austro-Húngaro pretendia a mesma coisa.
Como o Império Austro-Húngaro era formado por vários povos, entre eles os tchecos, eslovacos, croatas, poloneses e sérvios, a Rússia pretendia criar um Estado único para unir todos os povos eslavos, o que ficou conhecido como pan-eslavismo. Para isso, começou a estimular a revolta anti-austríaca.

Política das alianças

Diante de tantas tensões e faíscas, os países europeus começam a criar alianças para que houvesse apoio entre ambas caso uma delas fossem atacadas. Além disso, as alianças envolviam acordos políticos, militares e financeiros secretos.
As alianças foram divididas da seguinte forma:
·         Tríplice Aliança: formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha (mais tarde a Itália entra para a Tríplice Entente).
·         Tríplice Entente: formada em 1907 por Rússia, Grã-Bretanha e França.

Estopim da Primeira Guerra Mundial

Com toda essa situação crítica, a Europa tornou-se um barril e pólvora. O pavio desse barril foi aceso quando o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, resolveu visitar Sarajevo, capital da Bósnia. Enquanto o futuro rei da Áustria desfilava em carro aberto pelas ruas de Sarajevo, um terrorista da organização mão-negra disparou contra Ferdinando.
A Áustria acusou a Sérvia de estar envolvida no atentado e a troca de insultos culminou na troca de tiros em 1914. A partir daí, a Rússia declarou guerra à Áustria; Alemanha declarou Guerra à Rússia e França e Inglaterra entraram no conflito logo em seguida. A Itália tinha recebido a promessa de obter territórios que estavam dominados pela Áustria, por isso, entrou para o lado da Tríplice Entente.

Fases da Primeira Guerra Mundial


Primeira Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial pode ser dividida em três fases. A primeira fase é conhecida como Guerra de Movimento (1914), a segunda fase é a Guerra de Trincheiras (1915 – 1917) e, por fim, a Segunda Guerra de Movimento ou Fase Final (1918).
Nos primeiros meses as tropas tiveram como estratégia a movimentação e a ocupação dos fronts. Os alemães se movimentaram rapidamente e em poucas semanas já estavam próximo de Paris.
A partir de 1915, a segunda fase tinha como estratégia tentar conservar as posições dos fronts sem perder território para os inimigos. As trincheiras eram complexos de túneis, valas e abrigos. Ali os soldados lutavam, dormiam e comiam. Contudo, estavam expostos aos ataques aéreos, armas químicas e doenças. Os fronts eram protegidos com cercas de arames, colunas de ferros e sacos de areia.
A Guerra de Trincheira foi o período mais sangrento dessa batalha. Os conflitos aconteciam, quase sempre, nas áreas rurais e as conquistas territoriais eram lentas. Nesse período os dois blocos estavam equilibrados e a guerra ainda não apontava um vencedor.
A terceira e última fase foi marcada pela entrada de novas armas e um contingente grande de soldados enviados pelos Estados Unidos para o bloco da Entente. Em 1917, devido a um processo revolucionário (a Revolução Russa), a Rússia deixou a guerra.
A chegada dos norte-americanos possibilitou a invasão da Itália e da França. No final de 1918, já com sinais de fracasso, o povo alemão pressionou o rei Guilherme II que abdicou do trono. Em seguida foi instaurada a república no país e a Alemanha teve sua derrota decretada na Primeira Guerra Mundial. A paz só foi de fato estabelecida em 1919, depois da assinatura do Tratado de Versalhes

Consequências da Primeira Guerra Mundial

Dentre as principais consequências da Primeira Guerra Mundial, podemos destacar cerca de  milhões de mortos entre civis e militares o que provocou uma mudança no mapa da Europa. Os países derrotados entraram em grandes crises, problemas sociais como o desemprego, fome, pobreza e grande instabilidade política e social, fato que favoreceu o surgimento de regimes totalitários anos depois na Europa.
Além disso, é fundamental compreender o Tratado de Versalhes assinado em 1919, na qual a Alemanha foi considerada responsável pela guerra e deveria pagar indenização aos países vitoriosos. Neste tratado a região da Alsácia-Lorena foi reincorporada à França e os alemães foram proibidos de continuar com a produção de armamento.
Por fim, houve a criação da Liga das Nações, uma organização internacional com objetivo de reunir as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial para negociar acordo de paz e evitar novos conflitos mundiais. Sua criação foi baseada nos 14 pontos do presidente americano Woodrow Wilson, em que consistia em bases fundamentais para a reorganização ordem mundial no pós-guerra.

Brasil na Primeira Guerra Mundial

participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi tímida e aconteceu apenas no último ano, a partir 1917. Não houve envio de soldados brasileiros para as batalhas. Após o ataque de um navio brasileiro carregado de café por navio alemães, o Brasil declarou guerra à Tríplice Aliança.
A participação brasileira se deu através do envio de equipes médicas, de armamentos e equipamentos de soldados, além da exportação de produtos agrícolas como café, borracha, açúcar e demais gêneros aos aliados da Entente.

PDF do livro Revolução dos Bichos - George Orwell

PDF Revolução dos Bichos
https://drive.google.com/drive/folders/1iEy5Smkxx8zpj28YCv08-kp2lKXMkySX?usp=sharing

Atividade Semanal ( 30 de março a 03 de abril) Nono Ano A e B


“Revolução dos Bichos”.




Título original: ANIMAL FARM: A FAIRY STORY
Tradução: 
Heitor Aquino Ferreira
Capa: 
Kiko Farkas / Máquina Estúdio e Elisa Cardoso/ Máquina Estúdio
Páginas: 152
Formato: 13.70 X 21.00 cm
Peso: 0.222 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 10/01/2007
ISBN: 9788535909555
Selo: Companhia das Letras
Roteiro :
1)    Como viviam os animais e os humanos antes da Revolução dos Bichos?
2)    Porque os animais se revoltaram contra o fazendeiro? Eles representam quem na Revolução Russa?
3)    Explique como os animais viviam no período do “Animalismo”?
4)    Porque a Revolução dos Bichos não deu Certo? O que alguns porcos começaram a fazer?
5)    O que deveria ser feito para que o “Animalismo” continuasse na fazenda?
6) Quem era o Major? Qual foi o sonho que ele teve?
7) Com a morte de Major. Quais personagens assumiram o seu lugar na condução e consolidação da Revolução dos Bichos?
8) Quando Sr. Jones tenta recuperar a fazenda juntamente com outros granjeiros. George Orwell faz um paralelo com qual acontecimento da Revolução Russa?
9) Após a morte de Lenin, em 1924, iniciou-se uma luta pelo poder entre Trotsky e Stalin. Derrotado, Trotsky foi expulso do país e com Stalin no poder, a URSS conheceu uma das mais violentas ditaduras da história. Retire do livro qual passagem relata esses momento.
10) Qual o final do livro? E qual a crítica que George Orwell faz neste final?

Atividade do Segundo ano - (30 de março a 03 de abril )


CEAP
Aluno (a):____________________________________________________________________
Disciplina: Historia - Professora : Bianca Soares Melo - 2° Ano Turma A - Vespertino

Instrução
Roteiro de Estudo  Semanal  (30 março a 03 de Abril)
Leitura do Capítulo 01
A atividade será respondido no caderno e será avaliada no retorno as atividades escolar.
Bons Estudos!!!!!

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA E INGLESA

1- Sobre a colonização espanhola na América, responda:
a) Como ocorreu a dominação sobre Astecas e Incas
b) Que razoes justificam a dominação dos espanhóis sobre os nativos da América
c) Qual as principais formas de trabalho forçado na América espanhola sobre os nativos
d) Como estava organizada a sociedade na América espanhola. (Descreva suas características)
e) Como a Espanha controlou politicamente e administrativamente as terras americanas?
2-  Resuma a colonização inglesa (A ocupação , Quem eram os primeiros colonos, As trezes colônias e ocupação política ).
3- Qual o diferencial das colônias do centro-norte em relação as colônias do sul.


Estudando Para o ENEM

1. (Enem 2010) O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura. principalmente o cultivo da batata e do milho. A principal característica da sociedade inca era a:

a) ditadura teocrática, que igualava a todos.
b) existência da igualdade social e da coletivização da terra.
c) estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.
d) existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

2. (Ufpel 2007) De acordo com o mapa, os povos que viviam nas regiões identificadas pelas letras "A", "B" e "C", são, respectivamente,



a) astecas, incas e maias.
b) incas, maias e astecas.
c) astecas, maias e incas.
d) maias, astecas e incas. e) maias, incas e astecas. 

 3. (Ufpi 2007) Quando da chegada do colonizador europeu, as civilizações ameríndias apresentavam as seguintes características:
 I. Na civilização asteca, a escravização dos prisioneiros de guerra era comum.
II. Entre os incas, o trabalho dominante baseava-se na escravidão dos agricultores.
III. Na civilização inca, as atividades mineradoras constituíram a base da economia.
IV. Entre os astecas, a monarquia teocrática e militar predominava na organização política. Assinale a alternativa correta.
a) Somente I é verdadeira.
b) Somente I e II são verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e IV são verdadeiras.
e) Somente III e IV são verdadeiras.

4. (Fgv 2009) "(...) a religião desempenhava papel central nas relações entre o Estado e a sociedade. A guerra era sagrada, pois através dela se obtinham escravos para o sacrifício humano, elemento central na ligação entre a comunidade e o Estado. (...) reinavam sobre um império aberto a dois oceanos (...) Em 1519 (...), com cerca de 5 milhões de habitantes, era a maior concentração urbana do mundo". (Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, Oficina de História - História integrada) O texto apresenta características dos:

 a) tupis. b) incas. c) maias. d) mexicas. e) araucanos.

5. (Uel 2009) Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele. É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simbólica, uma vez que:

 a) Os vencidos deveriam pagar um tributo de sangue aos astecas, que viam a si próprios como deuses.
b) Os sacerdotes astecas exigiam oferendas de sangue para que não faltasse alimento em seus templos.
 c) Um grande número de sacrifícios representava um reforço do abastecimento alimentar, evitando a carestia
d) O captor do prisioneiro se vingava do inimigo, comendo suas carnes e vestindo sua pele.
e) Os deuses exigiam oferendas do bem mais precioso que os homens possuíam, a vida, para que o mundo fosse preservado.

6- A civilização Asteca tinha por centro a região que hoje corresponde :
a)      Ao México
b)      Ao Caribe
c)       Ao litoral pacífico
d)      Ao Peru
e)      À Venezuela

7- A população Inca vivia em pequenas coletividades agropastoris, as aldeias eram de vários tamanhos e habitadas por famílias unidas por laços de parentesco ou aliança, formando um conjunto denomiado:

a)      Kuraka   b) Ayllu   c) Calputti    d) Halach Uinic      e)Batab

8- O canto triste dos conquistados: os últimos dias de Tenochtitlán
Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos estão espalhados. Destelhadas estão as casas, Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido, Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos não detêm a desolação…
PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).
O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)
a) tragédia causada pela destruição da cultura desse povo.
b) tentativa frustrada de resistência a um poder considerado superior.
c) extermínio das populações indígenas pelo Exército espanhol.
d) dissolução da memória sobre os feitos de seus antepassados.
e) profetização das consequências da colonização da América.

9- Recentemente, Alejandro Toledo foi eleito presidente do Peru. Durante a campanha eleitoral, foi chamado de Pachacútec, numa alusão ao imperador inca que consolidou um império nos Andes centrais. Sobre a sociedade inca, é correto afirmar que:
a) o fato de constituir uma das mais significativas sociedades pré-colombianas tem como base a negação da cultura dos povos dominados;
b) a sua economia tinha por base a agricultura, com a distribuição de terras pelo Estado e a prática do sistema de regadio;
c) o que a diferenciava das demais culturas pré-colombianas era a ideia de uma sociedade igualitária;
d) o comércio interno era significativo, tendo no guano um dos produtos mais valorizados;
e) a sua cultura desapareceu com o processo da dominação espanhola.

10- (Ufpi 2007) - Quando da chegada do colonizador europeu, as civilizações ameríndias apresentavam as seguintes características:
I. Na civilização asteca, a escravização dos prisioneiros de guerra era comum.
II. Entre os incas, o trabalho dominante baseava-se na escravidão dos agricultores.
III. Na civilização inca, as atividades mineradoras constituíram a base da economia.
IV. Entre os astecas, a monarquia teocrática e militar predominava na organização política. Assinale a alternativa correta.
a) Somente I é verdadeira.
b) Somente I e II são verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e IV são verdadeiras.
e) Somente III e IV são verdadeiras.

11-o século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:
a) desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio
b) contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração
c) eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada
d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista
e) impôs o domínio político e econômico dos criollos
12– UEL – A administração colonial hispânica estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão máximo da política administrativa colonizadora da Monarquia Espanhola era denominado de:
a) casa de contratação
b) audiência
c) consulado
d) “pueblo”
e) conselho Real e Supremo das Índias

13– É correto afirmar que, a colonização espanhola:
a) fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa de Contratação e o Conselho das Índias
b) utilizou quase que exclusivamente a mão-de-obra negra, devido ao fato de a população indígena ter sido dizimada durante a conquista
c) desenvolveu nas colônias uma produção diversificada, produzindo-se manufaturas na região setentrional e algodão na região meridional
d) baseou-se nas culturas tropicais de exportação, nos minifúndios e na mão-de-obra servil
e) criou uma organização administrativa centralizada com sede em Lima

14- Para reafirmar a autoridade espanhola no continente, os espanhóis criaram os adelantados. Os adelantados eram:
a) contratos que permitiam uma exploração temporária no novo continente
b) parceria entre governo espanhol e nativos rebelados contra a Espanha
c) conquistadores espanhóis com a missão de dominar a região em nome da Coroa espanhola
d) conquistadores espanhóis com a missão de fortalecer a escravidão na América Espanhola

15- “Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas…” (Bartolomé de Las Casas, 1474 – 1566)

“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” (Pablo Neruda, 1904 – 1973)
As duas frases lidas colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:
a) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador.
b) o conflito entre populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores.
c) a passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças religiosas.
d) a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos problemas ambientais.
e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.

16-As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:
a) cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América Espanhola
b) a mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América Espanhola
c) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América Espanhola
d) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América Espanhola
e) a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América Espanhola

17 – (PUC-RS) Considere o texto abaixo, de G. F. de Oviedo, que relata o estabelecimento do império espanhol na América, no livro L’ Histoire des Indies, publicado no ano de 1555.
“O almirante Colombo encontrou, quando descobriu esta ilha Hispaniola, um milhão de índios e índias (…) dos quais, e dos que nasceram desde então, não creio que estejam vivos, no presente ano de 1535, quinhentos, incluindo tanto crianças como adultos (…). Alguns fizeram esses índios trabalhar excessivamente. Outros não lhes deram nada para comer como bem lhes convinha. Além disso, as pessoas dessa região são naturalmente tão inúteis, corruptas, de pouco trabalho, melancólicas, covardes, sujas, de má condição, mentirosas, sem constância e firmeza(…). Vários índios, por prazer e passatempo, deixaram-se morrer com veneno para não trabalhar. Outros se enforcaram pelas próprias mãos. E quanto aos outros, tais doenças os atingiram que em pouco tempo morreram (…). Quanto a mim, eu acreditaria antes que Nosso Senhor permitiu, devido aos grandes, enormes e abomináveis pecados dessas pessoas selvagens, rústicas e animalescas, que fossem eliminadas e banidas da superfície terrestre.
Apud ROMANO, Ruggiero. Mecanismos da Conquista Colonial. São Paulo: Perspectiva, 1973, p. 76
Considerando o contexto histórico, pode-se afirmar que o texto de Oviedo representa
a) o pensamento singular de um ideólogo extremista do absolutismo espanhol, em oposição ao sistema do Real Padroado e suas repercussões na América colonial.
b) a posição de um intelectual cristão renascentista que busca denunciar o caráter semifeudal da expansão ultramarina ibérica, sintetizado na figura de Colombo.
c) uma justificativa, de fundo religioso moral, para o genocídio decorrente da exploração colonial, cujos pressupostos são correntes no universo cultural europeu da época.
d) uma defesa, em termos racistas e preconceituosos, dos massacres promovidos pelos primeiros colonos espanhóis, que agiam contra os interesses econômicos do Estado Absolutista.
e) uma visão irônica, de caráter naturalista e raciológico, a respeito da inutilidade da violência praticada pelos colonizadores civis espanhóis no chamado período da Conquista.


PRODUÇÃO DE TEXTO

O mapa adiante ilustra o comércio triangular realizado pelos habitantes das colônias do norte dos Estados Unidos, durante o período de colonização da América. Observando o mapa, descreva esse comércio.





Avaliação Parcial da 3º Ano - A,B e C ( Matutino)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCXgq1MQAoq2A0_Y0lCog2Or7phpzR8czxq1jpcLiKIZdtlQ/viewform