CEAP
Aluno
(a):____________________________________________________________________
Disciplina: Historia - Professora :
Bianca Soares Melo - 2° Ano Turma A - Vespertino
Instrução
Roteiro de Estudo Semanal
(30 março a 03 de Abril)
Leitura do Capítulo 01
A atividade será respondido no caderno e
será avaliada no retorno as atividades escolar.
Bons Estudos!!!!!
ESTUDO DIRIGIDO
SOBRE A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA E INGLESA
1- Sobre a colonização espanhola na
América, responda:
a) Como ocorreu a dominação sobre
Astecas e Incas
b) Que razoes justificam a dominação dos
espanhóis sobre os nativos da América
c) Qual as principais formas de trabalho
forçado na América espanhola sobre os nativos
d) Como estava organizada a sociedade na
América espanhola. (Descreva suas características)
e) Como a
Espanha controlou politicamente e administrativamente as terras americanas?
2- Resuma a colonização inglesa (A ocupação , Quem eram os primeiros colonos, As trezes colônias e ocupação política ).
2- Resuma a colonização inglesa (A ocupação , Quem eram os primeiros colonos, As trezes colônias e ocupação política ).
3- Qual o diferencial
das colônias do centro-norte em relação as colônias do sul.
Estudando Para o
ENEM
1. (Enem 2010) O Império Inca, que
corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a
englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro
administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por
imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses,
escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia
era a agricultura. principalmente o cultivo da batata e do milho. A principal
característica da sociedade inca era a:
a) ditadura teocrática, que igualava a
todos.
b) existência da igualdade social e da
coletivização da terra.
c) estrutura social desigual compensada
pela coletivização de todos os bens.
d) existência de mobilidade social, o
que levou à composição da elite pelo mérito.
e) impossibilidade de se mudar de
extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.
2. (Ufpel 2007) De acordo com o mapa, os
povos que viviam nas regiões identificadas pelas letras "A",
"B" e "C", são, respectivamente,
a) astecas, incas e maias.
b) incas, maias e astecas.
c) astecas, maias e incas.
d) maias, astecas e incas. e) maias,
incas e astecas.
3. (Ufpi 2007) Quando da chegada do
colonizador europeu, as civilizações ameríndias apresentavam as seguintes
características:
I. Na civilização asteca, a escravização dos
prisioneiros de guerra era comum.
II. Entre os incas, o trabalho dominante
baseava-se na escravidão dos agricultores.
III. Na civilização inca, as atividades
mineradoras constituíram a base da economia.
IV. Entre os astecas, a monarquia
teocrática e militar predominava na organização política. Assinale a
alternativa correta.
a) Somente I é verdadeira.
b) Somente I e II são verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e IV são verdadeiras.
e) Somente III e IV são verdadeiras.
4. (Fgv 2009) "(...) a religião
desempenhava papel central nas relações entre o Estado e a sociedade. A guerra
era sagrada, pois através dela se obtinham escravos para o sacrifício humano,
elemento central na ligação entre a comunidade e o Estado. (...) reinavam sobre
um império aberto a dois oceanos (...) Em 1519 (...), com cerca de 5 milhões de
habitantes, era a maior concentração urbana do mundo". (Flavio de Campos e
Renan Garcia Miranda, Oficina de História - História integrada) O texto
apresenta características dos:
a) tupis. b) incas. c) maias. d) mexicas. e)
araucanos.
5. (Uel 2009) Os astecas sacrificavam
prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu
coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que,
depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua
pele. É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem
simbólica, uma vez que:
a) Os vencidos deveriam pagar um tributo de
sangue aos astecas, que viam a si próprios como deuses.
b) Os sacerdotes astecas exigiam
oferendas de sangue para que não faltasse alimento em seus templos.
c) Um grande número de sacrifícios
representava um reforço do abastecimento alimentar, evitando a carestia
d) O captor do prisioneiro se vingava do
inimigo, comendo suas carnes e vestindo sua pele.
e) Os deuses exigiam oferendas do bem
mais precioso que os homens possuíam, a vida, para que o mundo fosse
preservado.
6- A civilização Asteca tinha por centro
a região que hoje corresponde :
a) Ao México
b) Ao Caribe
c) Ao litoral pacífico
d) Ao Peru
e) À Venezuela
7- A população Inca vivia em pequenas
coletividades agropastoris, as aldeias eram de vários tamanhos e habitadas por
famílias unidas por laços de parentesco ou aliança, formando um conjunto
denomiado:
a)
Kuraka b) Ayllu c) Calputti d) Halach Uinic e)Batab
8- O canto triste dos conquistados: os últimos dias de Tenochtitlán
Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos estão espalhados.
Destelhadas estão as casas, Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém
as tivesse tingido, Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos não
detêm a desolação…
PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo:
Contexto, 2007 (fragmento).
O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)
a) tragédia causada pela destruição da cultura desse povo.
b) tentativa frustrada de resistência a um poder considerado superior.
c) extermínio das populações indígenas pelo Exército espanhol.
d) dissolução da memória sobre os feitos de seus antepassados.
e) profetização das consequências da colonização da América.
9- Recentemente, Alejandro Toledo foi eleito presidente do Peru. Durante a
campanha eleitoral, foi chamado de Pachacútec, numa alusão ao imperador inca
que consolidou um império nos Andes centrais. Sobre a sociedade inca, é correto
afirmar que:
a) o fato de constituir uma das mais significativas sociedades
pré-colombianas tem como base a negação da cultura dos povos dominados;
b) a sua economia tinha por base a agricultura, com a distribuição de
terras pelo Estado e a prática do sistema de regadio;
c) o que a diferenciava das demais culturas pré-colombianas era a ideia
de uma sociedade igualitária;
d) o comércio interno era significativo, tendo no guano um dos produtos
mais valorizados;
e) a sua cultura desapareceu com o processo da dominação espanhola.
10- (Ufpi 2007) - Quando da chegada do colonizador europeu, as civilizações
ameríndias apresentavam as seguintes características:
I. Na civilização asteca, a escravização dos prisioneiros de guerra era
comum.
II. Entre os incas, o trabalho dominante baseava-se na escravidão dos
agricultores.
III. Na civilização inca, as atividades mineradoras constituíram a base
da economia.
IV. Entre os astecas, a monarquia teocrática e militar predominava na
organização política. Assinale a alternativa correta.
a) Somente I é verdadeira.
b) Somente I e II são verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e IV são verdadeiras.
e) Somente III e IV são verdadeiras.
11-o século XVI, a conquista e ocupação da América pelos
espanhóis:
a) desestimulou a economia
da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio
b) contribuiu para o
crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de
mineração
c) eliminou a participação
do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada
d) dizimou a população
indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista
e) impôs o domínio
político e econômico dos criollos
12– UEL – A administração
colonial hispânica estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa
sobre seus territórios americanos. O órgão máximo da política administrativa
colonizadora da Monarquia Espanhola era denominado de:
a) casa de contratação
b) audiência
c) consulado
d) “pueblo”
e) conselho Real e Supremo das Índias
13– É correto afirmar que, a
colonização espanhola:
a) fundamentou-se na
divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se
a Casa de Contratação e o Conselho das Índias
b) utilizou quase que
exclusivamente a mão-de-obra negra, devido ao fato de a população indígena ter
sido dizimada durante a conquista
c) desenvolveu nas
colônias uma produção diversificada, produzindo-se manufaturas na região setentrional
e algodão na região meridional
d) baseou-se nas culturas
tropicais de exportação, nos minifúndios e na mão-de-obra servil
e) criou uma organização
administrativa centralizada com sede em Lima
14- Para reafirmar a
autoridade espanhola no continente, os espanhóis criaram os adelantados. Os
adelantados eram:
a) contratos que permitiam
uma exploração temporária no novo continente
b) parceria entre governo
espanhol e nativos rebelados contra a Espanha
c) conquistadores
espanhóis com a missão de dominar a região em nome da Coroa espanhola
d) conquistadores
espanhóis com a missão de fortalecer a escravidão na América Espanhola
15- “Podemos dar conta boa
e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis,
morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas…” (Bartolomé de Las
Casas, 1474 – 1566)
“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família
selvagem.” (Pablo Neruda, 1904 – 1973)
As duas frases lidas colocam como causa da dizimação das
populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da
América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já
indicada, que foi:
a) a incapacidade das
populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador.
b) o conflito entre
populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores.
c) a passividade completa
das populações indígenas, decorrente de suas crenças religiosas.
d) a ausência de técnicas
agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos problemas
ambientais.
e) a série de doenças
trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as
populações indígenas não possuíam anticorpos.
16-As duas principais
atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início
da colonização, foram, respectivamente:
a) cacau na América
portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América Espanhola
b) a mineração na América
Portuguesa e a monocultura do tabaco na América Espanhola
c) a monocultura da cana
de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América Espanhola
d) a monocultura da cana
de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América
Espanhola
e) a monocultura do
algodão na América portuguesa e a pecuária na América Espanhola
17 – (PUC-RS) Considere
o texto abaixo, de G. F. de Oviedo, que relata o estabelecimento do império
espanhol na América, no livro L’ Histoire des Indies, publicado no ano de 1555.
“O almirante
Colombo encontrou, quando descobriu esta ilha Hispaniola, um milhão de índios e
índias (…) dos quais, e dos que nasceram desde então, não creio que estejam
vivos, no presente ano de 1535, quinhentos, incluindo tanto crianças como
adultos (…). Alguns fizeram esses índios trabalhar excessivamente. Outros não
lhes deram nada para comer como bem lhes convinha. Além disso, as pessoas dessa
região são naturalmente tão inúteis, corruptas, de pouco trabalho,
melancólicas, covardes, sujas, de má condição, mentirosas, sem constância e
firmeza(…). Vários índios, por prazer e passatempo, deixaram-se morrer com
veneno para não trabalhar. Outros se enforcaram pelas próprias mãos. E quanto
aos outros, tais doenças os atingiram que em pouco tempo morreram (…). Quanto a
mim, eu acreditaria antes que Nosso Senhor permitiu, devido aos grandes,
enormes e abomináveis pecados dessas pessoas selvagens, rústicas e animalescas,
que fossem eliminadas e banidas da superfície terrestre.
Apud ROMANO,
Ruggiero. Mecanismos da Conquista Colonial. São Paulo: Perspectiva, 1973, p. 76
Considerando o contexto histórico, pode-se afirmar que o
texto de Oviedo representa
a) o pensamento singular
de um ideólogo extremista do absolutismo espanhol, em oposição ao sistema do
Real Padroado e suas repercussões na América colonial.
b) a posição de um
intelectual cristão renascentista que busca denunciar o caráter semifeudal da
expansão ultramarina ibérica, sintetizado na figura de Colombo.
c) uma justificativa, de
fundo religioso moral, para o genocídio decorrente da exploração colonial,
cujos pressupostos são correntes no universo cultural europeu da época.
d) uma defesa, em termos
racistas e preconceituosos, dos massacres promovidos pelos primeiros colonos
espanhóis, que agiam contra os interesses econômicos do Estado Absolutista.
e) uma visão irônica, de
caráter naturalista e raciológico, a respeito da inutilidade da violência
praticada pelos colonizadores civis espanhóis no chamado período da Conquista.
PRODUÇÃO DE TEXTO
O mapa adiante ilustra o comércio
triangular realizado pelos habitantes das colônias do norte dos Estados Unidos,
durante o período de colonização da América. Observando o mapa, descreva esse
comércio.
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