segunda-feira, 30 de março de 2020

Atividade Semanal - Primeiro Ano


CEAP -  DATA : ______ de março de 2020.
Aluno(a) : _____________________________________________________________
Professora : Bianca Melo - Disciplina : História - 1º Ano Turma : _____ Vespertino

Instruções :
Atividade Semanal do Primeiro Ano Vespertino ( 30 de março a 03 de Abril)
Atividade é Avaliativa
Após a leitura do material a atividade deve ser respondida no caderno.
Bons Estudos!!!!


ESTUDO DE HISTÓRIA: HISTÓRIA ,CULTURA – PATRIMÔNIO E TEMPO
Professor Me. Ciro José Toaldo (os fundamentos desta aula pertencem do Professor Boulos Jr)

Conceito de História 

História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.

Principais objetivos 

Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

Fontes principais

O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C).

Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).

Já o estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.

Ciências auxiliares da História 

A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos), Paleografia (estudo das escritas antigas) entre outras.



Os seres humanos têm necessidades comuns, como comer e respirar. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento de 1948, afirma-se que todos são iguais em direitos. E se somos iguais em necessidades e direitos, na CULTURA somos diferente.
CULTURA é tudo que é feito pelo homem, uma casa é produto cultural (feito pelo homem), faz parte da cultura material. A cultura material é tudo que é feito pelo homem de uma determinada sociedade, como a casa, bicicleta, carro, mochila, bola de futebol. Mas, também existe a cultura imaterial, também produzida pelo homem, mas que não é palpável como uma brincadeira e as festas.
Portanto, cada povo tem sua cultura, no Brasil existem várias, como por exemplo, a cultura baiana, paulista, sul-mato-grossense, cultura sertaneja, entre outras. Não há cultura superior a outra. Conforme a Antropologia (ciência que estuda a cultura dos seres humanos), nenhum povo pode ser chamado de “selvagem” ou “primitivo” porque se enfeita ou se veste diferente do outro.

POR QUE RIMOS DOS OUTROS? Se rirmos dos outros é pelo fato de se adotar uma postura ETNOCÊNTRICA, isto pelo fato de julgar o diferente, o “outro” com base em nossos valores e princípios. Se rirmos do outro estamos ignorando a sua cultura e se comete o etnocentrismo. O que ela a pessoa ter este tipo de comportamento é a ignorância e desconhecimento da cultura das pessoas que ela ridiculariza.

PATRIMÔNIO CULTURAL: CONHECER PARA PRESERVAR
Todas as sociedades humanas têm bens especiais, eles podem ser materiais (como prédio ou museu) ou imateriais (como dança) ou naturais como uma cachoeira. O conjunto desses bens materiais, imateriais e naturais que existem no Brasil constitui o patrimônio cultural brasileiro (são os monumentos e obras de arte, as festas, música, danças, comidas, saberes e falares).

VALORIZANDO AS MATRIZES AFRICANA E INDÍGENA – Na História do Brasil se valorizou durante muito tempo o modelo europeu, inspirado na História oficial, como a estátua de D. Pedro I no Museu Paulista. Mas, nos últimos tempos se passou a valorizar as matrizes dos índios e africanos que também são importantes na formação da sociedade brasileira.
Boulos, em seu livro, coloca como exemplo de mátria africana o Tambor de Crioula do Maranhão que incluiu dança e canto e faz parte da cultura maranhense. Entre a matriz indígena estão às Bonecas Karajás que são produzidas no Vale do Araguaia (MT) – confecção destas bonecas é a única fonte de renda das famílias Karajás.

CUIDANDO DO QUE É NOSSO – No Brasil quem cuida, valoriza e divulga os bens culturais nacionais é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este instituto é encarregado do tombamento (ato para preservar um bem cultural e impedir sua destruição ou descaracterização).

TEMPO – Vimos que o tempo é importante para o estudo da História, uma fotografia pode demonstrar a passagem do tempo. O relógio nos mostra como o tempo passa. No decorrer da História os seres humanos usaram diferentes instrumentos para medir o tempo, como a ampulheta, om relógio do sol, o relógio mecânico até chegar ao relógio digital.

DIFERENTES CULTURAS, DIFERENTES CALENDÁRIOS – Se cada povo tem uma cultura, =iniciar sua contagem de tempo, cada povo escolheu uma data que importante para eles.  Os Judeus começam contar o tempo a partir da criação do mundo, 3760 a.C e se encontram no ano 5778. Os Muçulmanos contam o tempo a partir da ida do fundador da  sua religião, Maomé da cidade de Meca até a cidade de Medina, no ano 622 d.C, e se encontram no 1396. Por sua vez, os Cristãos escolheram o nascimento de Cristo para dar início a contagem do tempo, isto é o  marco do calendário Cristão, por isto estamos no ano de 2018, pois fazem 2018 anos que Cristo nasceu.

CALENDÁRIO CRISTÃO – É o mais usado no Brasil. Contamos a partir do nascimento de Cristo, os fatos que aconteceram antes de Cristo na data deve ter a sigla a.C, ou seja, antes de Cristo e, depois de Cristo, nas datas não tem nenhuma sigla, ou seja, você deve saber que se refere depois de Cristo. Antes de Cristo a contagem e decrescente e depois de Cristo é crescente.
Nosso calendário divide o tempo em dia, mês, ano, década (10 anos), século (100 anos) e milênio (1000 anos). Estamos em 2018 significa que se passaram dois milênios e 19 anos do nascimento de Cristo.
O século é a unidade de tempo muito usada pelos historiadores, sempre escrito em algarismos romanos ( I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI). Há duas regras práticas para saber a que século determinado ano pertence:
1.            Quando o ano terminar em 00, é só eliminar os zeros e o numero que sobrar indicará o século. Exemplos: 1500 século XV (século quinze)         2000 século XX (século vinte)
2.            Quando o ano não terminar em 00, é só eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao número que sobrou, e você terá o século. Exemplos: 2009 20 + 1 = 21 século XXI (século vinte e um)     1003  10 + 1 = 11 século XI (século onze)    33 + 1 = 1 século I (século um).
Observação: Século I – vai do ano 1 até ano 100 ( um século 100 anos). Estas regras valem também para o período antes de Cristo, apenas não pode esquecer-se de colocar a sigla a.C.

O TEMPO HISTÓRICO
Ao longo do tempo, os seres humanos dominaram técnicas para produzir o fogo, agricultura, escrita, comércio, pintura e assim foi sendo feita a História. Este resultado da ação dos seres humanos sobre a Terra é chamado de tempo histórico. Mas as mudanças não ocorrem do mesmo jeito e nem no mesmo ritmo em todo o lugar; isso porque cada povo tem um tempo e um ritmo que lhe são próprios. Muita gente no Brasil vive em prédios, cidades grandes, os Kayabis (índios do norte do Mato Grosso), vivem num tempo histórico diferente dos habitantes das cidades brasileiras.
DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA

2 milhões      3000 a.C              476                          1453                           1789
/_____________/______________/___________/___________________/________________
  Pré-História        Idade Antiga      Idade Média     Idade Moderna           Idade Contemporânea


Pré-História – vai do surgimento do gênero Homo (do qual fazemos parte), há 2 milhões de anos, até a invenção da escrita, ocorrida por volta de 3000 a.C.
Idade Antiga – vai de 3000 a.C. até a queda do Império Romano do Ocidente em 476.
Idade Média – vai de 476 até a invasão da cidade de Constantinopla (atual Istambul) pelos turcos em 1453.
Idade Moderna – vai de 1453 até o início da Revolução Francesa em 1789.
Idade Contemporânea – vai de 1789 até os dias atuais.

Muitos estudiosos criticam essa divisão tradicional da História, pois afirmam que ela valoriza os fatos importantes da Europa e desconsidera a História da África e Ásia. Também pelo fato que há povos que ainda não utilizam a escrita, o que não quer dizer que não possuam uma história. Mas o importante e conhecer esta divisão que vai facilitar a compreensão da História.

ATIVIDADES (Escreva estas atividades em seu caderno)
  1. Sobre cultura:
  1. Escreva em seu caderno o conceito de cultura material
  2. Escreva o conceito de cultura imaterial
  3. Elabore uma frase historicamente correta diferenciando um conceito do outro
  4. Dos bens representados a seguir, qual faz parte da cultura material e qual faz parte da cultura imaterial? Justifique
  1. Copie em seu caderno as alternativas corretas:
  1. O futebol-arte, o forró e o chorinho fazem parte da cultura brasileira;
  2. A cultura estadunidense é superior à cultura brasileira;
  3. Os povos indígenas do Brasil são selvagens, e nós somos civilizados;
  4. As culturas são diferentes entre si, e nenhuma cultura pode ser considerada superior à outra.
  1. Estudamos que há sobre a terra uma variedade de povos, culturas e calendário. Com base nisto responda:
  1. O que é um calendário?
  2. Judeus e Muçulmanos utilizam diferentes eventos para marcar o início de seus calendários. Que eventos são estes?
  3. O ano 2018, no calendário cristão, corresponde a qual ano no calendário judaico? E no calendário muçulmano?
  1. Sobre o calendário cristão, responda em seu caderno:
  1. Qual o evento para dar início à contagem do tempo?
  2. Como registramos os fatos ocorridos antes de Cristo? E os ocorridos depois de Cristo?
  3. A que século pertence o ano em que estamos?
  4. A que séculos pertencem os seguintes anos:
           *2016                     * 27 a.C.               * 1800                * 1450               * 507 a.C.
           *1914                     * 1700                  * 1010                * 1615               * 99
           e) Organize as datas do item anterior em ordem cronológica
           f) Diga em qual período da História (divisão tradicional) pertencem os anos da letra “d”.
     5) Para situar os fatos históricos no tempo e registrar sua duração, sucessão e simultaneidade, usamos anos, décadas, séculos, milênios . Retome as explicações sobre as formas de contar e dividir o tempo e responda no caderno:
a) Há quantos anos se deu o nascimento de Cristo; 
b) Há quantas décadas se deu esse fato?   
c) Há quantos séculos?   
d) Há quantos milênios?

Texto 02 - A Pré História.

O que é Pré-História?

Pré-História é o período anterior às primeiras civilizações, mas possui características que mostram a evolução humana. A História, ao contrário da Pré-História, marca a divisão entre o surgimento da civilização e o surgimento das cidades, sistemas políticos, a escrita e etc.
Para facilitar o estudo da Pré-História, foi preciso separar essa fase de acordo com suas principais características. A arqueologia, antropologia, paleontologia e outros estudos são exemplos de áreas que auxiliam no conhecimento e descobrimento do passado pré-civilizacional. 
Os grupos de seres pré-históricos são chamados de hominídeos, que são caracterizados por serem semelhantes ao homem atual, sendo os hominídeos do gênero Ardipithecus e Australopithecus os mais antigos, com cerca de 5 a 4 milhões de anos presentes na Terra. 
Eles eram classificados como grupos de hominídeos que possuíam características de coletores e caçadores, não se fixavam em um local, por isso eram praticantes do nomadismo.

Divisão da Pré-História

A Pré-História se divide em dois períodos marcantes: Idade da Pedra e Idade dos Metais. 
·         Idade da Pedra: Surgimento dos primeiros hominídeos, em média 10000 a.C. Esse período também é separado em paleolítico e neolítico.
·         Idade dos Metais: Surgimento da escrita, que vai de 5000 a.C até 3500 a.C.
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
·         Período com maior extensão da Pré-História;
·         Surgiu a 4,4 milhões de anos até 8000 a.C.;
·         Homens viviam em bandos, caçavam, pescavam e coletavam frutos, raízes e ovos;
·         Homens possuíam característica nômade, se abrigavam em cavernas e construíam casas com galhos de árvores e outros materiais;
·         Osso, madeira, lascas de pedra e marfim eram alguns dos materiais utilizados para a fabricação de ferramentas, como machados, facas e instrumentos pontiagudos, cortantes;
·         Domínio do fogo a partir de 500 mil anos;
·         Em 30000 a.C, o Homo sapiens especializou-se na caça e na pesca, criando ferramentas como o arco e a flecha, além de desenvolver a arte da pintura.

Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida
·         Houve mudanças climáticas e na vegetação;
·         A caça passou a ser dificultada e então passaram a viver nas margens dos rios aprimorando as habilidades da agricultura, por meio da plantação do trigo, cevada e aveia;
·         Domesticação de animais e criação de gado;
·         Início da aglomeração de população no intuito de ter mais proteção;
·         Aprimoramento de habilidades, como a criação de ferramentas mais acabadas, com polimento;
·         Desenvolvimento da cerâmica, fiação e tecelagem;
·         Surgiram os primeiros trabalhos com metais pouco duros;
·         Houve uma organização social, chamada comunidade primitiva, que era composta por pessoas que tinham laços sanguíneos, idiomas e costumes semelhantes;
·         Ao final do período houve uma desintegração do sistema de comunidade primitiva e surgiram os Estados que se dividiam em diferentes camadas sociais.

Idade dos Metais
·         Desenvolvimento das habilidade de fundição de metais;
·         Primeiro metal fundido foi o cobre e depois o estanho, que juntos formaram o bronze, que era mais duro e resistente, possibilitando a fabricação de espadas, lanças e outros instrumentos melhores;
·         Supremacia dos povos que especializaram as suas habilidades.
Agora responda os exercícios sobre a Pré-História com gabarito.

Estudando para o Enem Pré-História 

1 – (UFPE) – “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”
Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

2 – (FCSCL-SP) – Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.

3 – (FGV-SP) – A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a) o aparecimento da linguagem falada;
b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da arte;
d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;
e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

4 – (Enem) – Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de
a) 365 anos.
b) 460 anos.
c) 900 anos.
d) 10.000 anos.
e) 460.000 anos.

5 – (UFRGS-RS) – Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico: 
a) a utilização de metais como cobre e bronze. 
b) o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores. 
c) a revolução agrícola. 
d) a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos. 
e) a formação de religiões monoteístas.

6 – (UFPE) – Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica? 
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos. 
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo. 
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros. 
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

7 – (Ufg) – As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois 
a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração. 
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia. 
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza. 
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem. 
e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo. 
8 – (Udesc) – O estudo da Pré-História abrange um longo período da história humana. Uma das periodizações mais conhecidas distingue pelo menos dois grandes períodos. Sobre esses períodos e suas distinções, é incorreto afirmar: 
a) No período denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais. 
b) De modo bem geral, o período paleolítico está para as sociedades de caçadores-coletores assim como o período neolítico está para a agricultura e a criação de animais. 
c) Tanto o termo paleolítico quanto o neolítico referem-se à forma de tratamento da pedra. 
d) O período denominado como paleolítico se inicia há aproximadamente 4 milhões de anos, e se estende até cerca de 10000 anos. 
e) O período denominado como neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até, aproximadamente, 4000 a.C.

Produção de Texto
 



 Produza um texto com no mínimo 15 linhas utilizando seus estudos e conhecimentos de acordo com as informações contidas na linha do tempo. 


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Avaliação Parcial da 3º Ano - A,B e C ( Matutino)

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