CEAP - DATA
: ______ de março de 2020.
Aluno(a) :
_____________________________________________________________
Professora : Bianca Melo - Disciplina : História -
1º Ano Turma : _____ Vespertino
Instruções :
Atividade Semanal do Primeiro Ano Vespertino ( 30
de março a 03 de Abril)
Atividade é Avaliativa
Após a leitura do material a atividade deve ser
respondida no caderno.
Bons Estudos!!!!
ESTUDO DE HISTÓRIA: HISTÓRIA ,CULTURA – PATRIMÔNIO
E TEMPO
Professor Me. Ciro José Toaldo (os fundamentos
desta aula pertencem do Professor Boulos Jr)
Conceito de História
História é uma ciência
humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os
processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado
período histórico, cultura ou civilização.
Principais objetivos
Um dos principais objetivos
da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região
para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é
importante para a compreensão do presente.
Fontes principais
O estudo da História foi
dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por
volta de 4.000 a.C).
Para analisar a
Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos,
ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).
Já o estudo da História
conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador.
Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais,
documentos, moedas, jornais, gravações, etc.
Ciências auxiliares da História
A História conta com
ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos
citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica
(estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia
(estudo da cultura material de povos antigos), Paleografia (estudo das escritas antigas) entre outras.
Os seres humanos têm necessidades
comuns, como comer e respirar. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos,
documento de 1948, afirma-se que todos são iguais em direitos. E se somos
iguais em necessidades e direitos, na CULTURA somos diferente.
CULTURA é tudo que é feito pelo
homem, uma casa é produto cultural (feito pelo homem), faz parte da cultura
material. A cultura material é tudo que é feito pelo homem de uma determinada
sociedade, como a casa, bicicleta, carro, mochila, bola de futebol. Mas, também
existe a cultura imaterial, também produzida pelo homem, mas que não é palpável
como uma brincadeira e as festas.
Portanto, cada povo tem sua
cultura, no Brasil existem várias, como por exemplo, a cultura baiana,
paulista, sul-mato-grossense, cultura sertaneja, entre outras. Não há cultura
superior a outra. Conforme a Antropologia (ciência que estuda a cultura dos
seres humanos), nenhum povo pode ser chamado de “selvagem” ou “primitivo”
porque se enfeita ou se veste diferente do outro.
POR QUE RIMOS DOS OUTROS? Se
rirmos dos outros é pelo fato de se adotar uma postura ETNOCÊNTRICA, isto pelo
fato de julgar o diferente, o “outro” com base em nossos valores e princípios.
Se rirmos do outro estamos ignorando a sua cultura e se comete o etnocentrismo. O
que ela a pessoa ter este tipo de comportamento é a ignorância e
desconhecimento da cultura das pessoas que ela ridiculariza.
PATRIMÔNIO CULTURAL: CONHECER
PARA PRESERVAR
Todas as sociedades humanas têm
bens especiais, eles podem ser materiais (como prédio ou
museu) ou imateriais (como dança) ou naturais como
uma cachoeira. O conjunto desses bens materiais, imateriais e naturais que
existem no Brasil constitui o patrimônio cultural brasileiro (são
os monumentos e obras de arte, as festas, música, danças, comidas, saberes e
falares).
VALORIZANDO AS MATRIZES AFRICANA
E INDÍGENA – Na História do Brasil se valorizou durante muito tempo o modelo
europeu, inspirado na História oficial, como a estátua de D. Pedro I no Museu
Paulista. Mas, nos últimos tempos se passou a valorizar as matrizes dos índios
e africanos que também são importantes na formação da sociedade brasileira.
Boulos, em seu livro, coloca como
exemplo de mátria africana o Tambor de Crioula do Maranhão que
incluiu dança e canto e faz parte da cultura maranhense. Entre a matriz
indígena estão às Bonecas Karajás que são produzidas no Vale
do Araguaia (MT) – confecção destas bonecas é a única fonte de renda das
famílias Karajás.
CUIDANDO DO QUE É NOSSO – No
Brasil quem cuida, valoriza e divulga os bens culturais nacionais é o Instituto
do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este instituto é
encarregado do tombamento (ato para preservar um bem cultural
e impedir sua destruição ou descaracterização).
TEMPO – Vimos que o tempo é
importante para o estudo da História, uma fotografia pode demonstrar a passagem
do tempo. O relógio nos mostra como o tempo passa. No decorrer da História os
seres humanos usaram diferentes instrumentos para medir o tempo, como a
ampulheta, om relógio do sol, o relógio mecânico até chegar ao relógio digital.
DIFERENTES CULTURAS, DIFERENTES
CALENDÁRIOS – Se cada povo tem uma cultura, =iniciar sua contagem de tempo,
cada povo escolheu uma data que importante para eles. Os Judeus começam
contar o tempo a partir da criação do mundo, 3760 a.C e se encontram no ano
5778. Os Muçulmanos contam o tempo a partir da ida do fundador
da sua religião, Maomé da cidade de Meca até a cidade de Medina, no ano
622 d.C, e se encontram no 1396. Por sua vez, os Cristãos escolheram o
nascimento de Cristo para dar início a contagem do tempo, isto é o marco
do calendário Cristão, por isto estamos no ano de 2018, pois fazem 2018 anos
que Cristo nasceu.
CALENDÁRIO CRISTÃO – É o mais
usado no Brasil. Contamos a partir do nascimento de Cristo, os fatos que
aconteceram antes de Cristo na data deve ter a sigla a.C, ou seja, antes de
Cristo e, depois de Cristo, nas datas não tem nenhuma sigla, ou seja, você deve
saber que se refere depois de Cristo. Antes de Cristo a contagem e decrescente
e depois de Cristo é crescente.
Nosso calendário divide o tempo
em dia, mês, ano, década (10 anos), século (100 anos) e milênio (1000 anos).
Estamos em 2018 significa que se passaram dois milênios e 19 anos do nascimento
de Cristo.
O século é a unidade de tempo
muito usada pelos historiadores, sempre escrito em algarismos romanos ( I, II,
III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII,
XIX, XX, XXI). Há duas regras práticas para saber a que século determinado ano
pertence:
1.
Quando o
ano terminar em 00, é só eliminar os zeros e o numero que sobrar indicará o
século. Exemplos: 1500 século XV (século
quinze) 2000 século
XX (século vinte)
2.
Quando o
ano não terminar em 00, é só eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao
número que sobrou, e você terá o século. Exemplos: 2009 20 + 1 = 21
século XXI (século vinte e um) 1003 10
+ 1 = 11 século XI (século onze) 33 + 1 = 1
século I (século um).
Observação: Século I – vai do ano
1 até ano 100 ( um século 100 anos). Estas regras valem também para o período
antes de Cristo, apenas não pode esquecer-se de colocar a sigla a.C.
O TEMPO HISTÓRICO
Ao longo do tempo, os seres
humanos dominaram técnicas para produzir o fogo, agricultura, escrita,
comércio, pintura e assim foi sendo feita a História. Este resultado da ação
dos seres humanos sobre a Terra é chamado de tempo histórico. Mas
as mudanças não ocorrem do mesmo jeito e nem no mesmo ritmo em todo o lugar;
isso porque cada povo tem um tempo e um ritmo que lhe são próprios. Muita gente
no Brasil vive em prédios, cidades grandes, os Kayabis (índios do norte do Mato
Grosso), vivem num tempo histórico diferente dos habitantes das cidades
brasileiras.
DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA
2
milhões 3000 a.C
476
1453
1789
/_____________/______________/___________/___________________/________________
Pré-História Idade Antiga
Idade Média Idade
Moderna Idade
Contemporânea
Pré-História – vai do surgimento
do gênero Homo (do qual fazemos parte), há 2 milhões de anos, até a invenção da
escrita, ocorrida por volta de 3000 a.C.
Idade Antiga – vai de 3000 a.C.
até a queda do Império Romano do Ocidente em 476.
Idade Média – vai de 476 até a
invasão da cidade de Constantinopla (atual Istambul) pelos turcos em 1453.
Idade Moderna – vai de 1453 até o
início da Revolução Francesa em 1789.
Idade Contemporânea – vai de 1789
até os dias atuais.
Muitos estudiosos criticam essa
divisão tradicional da História, pois afirmam que ela valoriza os fatos
importantes da Europa e desconsidera a História da África e Ásia. Também pelo
fato que há povos que ainda não utilizam a escrita, o que não quer dizer que
não possuam uma história. Mas o importante e conhecer esta divisão que vai
facilitar a compreensão da História.
ATIVIDADES (Escreva estas atividades em seu
caderno)
- Sobre cultura:
- Escreva em seu caderno o conceito de cultura
material
- Escreva o conceito de cultura imaterial
- Elabore uma frase historicamente correta
diferenciando um conceito do outro
- Dos bens representados a seguir, qual faz
parte da cultura material e qual faz parte da cultura imaterial?
Justifique
- Copie em seu caderno as alternativas corretas:
- O futebol-arte, o forró e o chorinho fazem
parte da cultura brasileira;
- A cultura estadunidense é superior à cultura
brasileira;
- Os povos indígenas do Brasil são selvagens, e
nós somos civilizados;
- As culturas são diferentes entre si, e nenhuma
cultura pode ser considerada superior à outra.
- Estudamos que há sobre a terra uma variedade
de povos, culturas e calendário. Com base nisto responda:
- O que é um calendário?
- Judeus e Muçulmanos utilizam diferentes
eventos para marcar o início de seus calendários. Que eventos são estes?
- O ano 2018, no calendário cristão, corresponde
a qual ano no calendário judaico? E no calendário muçulmano?
- Sobre o calendário cristão, responda em seu
caderno:
- Qual o evento para dar início à contagem do
tempo?
- Como registramos os fatos ocorridos antes de
Cristo? E os ocorridos depois de Cristo?
- A que século pertence o ano em que estamos?
- A que séculos pertencem os seguintes anos:
*2016
* 27 a.C.
* 1800
*
1450
* 507 a.C.
*1914
*
1700
* 1010
*
1615
* 99
e) Organize as datas do item anterior em ordem cronológica
f) Diga em qual período da História (divisão tradicional) pertencem os anos da
letra “d”.
5) Para situar os fatos
históricos no tempo e registrar sua duração, sucessão e simultaneidade, usamos
anos, décadas, séculos, milênios . Retome as explicações sobre as formas de
contar e dividir o tempo e responda no caderno:
a) Há quantos anos se deu o nascimento de
Cristo;
b) Há quantas décadas se deu esse
fato?
c) Há quantos séculos?
d) Há quantos milênios?
Texto
02 - A Pré História.
O que é
Pré-História?
A Pré-História é o período anterior às primeiras
civilizações, mas possui características que mostram a evolução humana. A
História, ao contrário da Pré-História, marca a divisão entre o surgimento da
civilização e o surgimento das cidades, sistemas políticos, a escrita e etc.
Para
facilitar o estudo da Pré-História, foi preciso separar essa fase de acordo com
suas principais características. A arqueologia, antropologia, paleontologia e
outros estudos são exemplos de áreas que auxiliam no conhecimento e
descobrimento do passado pré-civilizacional.
Os grupos
de seres pré-históricos são chamados de hominídeos,
que são caracterizados por serem semelhantes ao homem atual, sendo os
hominídeos do gênero Ardipithecus e Australopithecus os mais antigos, com cerca de
5 a 4 milhões de anos presentes na Terra.
Eles eram
classificados como grupos de hominídeos que possuíam características de
coletores e caçadores, não se fixavam em um local, por isso eram praticantes do
nomadismo.
Divisão
da Pré-História
A Pré-História se divide em dois
períodos marcantes: Idade da Pedra e Idade dos Metais.
·
Idade da Pedra: Surgimento dos primeiros
hominídeos, em média 10000 a.C. Esse período também é separado em paleolítico e
neolítico.
·
Idade dos Metais: Surgimento da escrita, que vai de
5000 a.C até 3500 a.C.
Período
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
·
Período
com maior extensão da Pré-História;
·
Surgiu a
4,4 milhões de anos até 8000 a.C.;
·
Homens
viviam em bandos, caçavam, pescavam e coletavam frutos, raízes e ovos;
·
Homens
possuíam característica nômade, se abrigavam em cavernas e construíam casas com
galhos de árvores e outros materiais;
·
Osso,
madeira, lascas de pedra e marfim eram alguns dos materiais utilizados para a
fabricação de ferramentas, como machados, facas e instrumentos pontiagudos,
cortantes;
·
Domínio
do fogo a partir de 500 mil anos;
·
Em 30000
a.C, o Homo sapiens especializou-se na caça e na pesca, criando ferramentas
como o arco e a flecha, além de desenvolver a arte da pintura.
Período
Neolítico ou Idade da Pedra Polida
·
Houve
mudanças climáticas e na vegetação;
·
A caça
passou a ser dificultada e então passaram a viver nas margens dos rios
aprimorando as habilidades da agricultura, por meio da plantação do trigo,
cevada e aveia;
·
Domesticação
de animais e criação de gado;
·
Início da
aglomeração de população no intuito de ter mais proteção;
·
Aprimoramento
de habilidades, como a criação de ferramentas mais acabadas, com polimento;
·
Desenvolvimento
da cerâmica, fiação e tecelagem;
·
Surgiram
os primeiros trabalhos com metais pouco duros;
·
Houve uma
organização social, chamada comunidade primitiva, que era composta por pessoas
que tinham laços sanguíneos, idiomas e costumes semelhantes;
·
Ao final
do período houve uma desintegração do sistema de comunidade primitiva e
surgiram os Estados que se dividiam em diferentes camadas sociais.
Idade dos
Metais
·
Desenvolvimento
das habilidade de fundição de metais;
·
Primeiro
metal fundido foi o cobre e depois o estanho, que juntos formaram o bronze, que
era mais duro e resistente, possibilitando a fabricação de espadas, lanças e
outros instrumentos melhores;
·
Supremacia
dos povos que especializaram as suas habilidades.
Agora responda os exercícios
sobre a Pré-História com gabarito.
Estudando
para o Enem Pré-História
1 – (UFPE) – “Já se afirmou ser a
Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a
evolução orgânica e o progresso da cultura”
Sobre a Pré-história, qual das
alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam no
estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
b) A Pré-história pode ser
dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de
trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos
afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são
as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um
desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços
geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes
ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados
que o Homem de Neanderthal.
2 – (FCSCL-SP) – Examine as três proposições,
julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa
correta.
I. A Pré-História, época
compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é
dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
II. A domesticação de animais e o
surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita,
posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é
bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente
mais primitivos.
a) Todas as proposições são
verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II
são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III
são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III
são verdadeiras.
e) Todas as proposições são
falsas.
3 – (FGV-SP) – A transição do Paleolítico
Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por
algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a) o aparecimento da linguagem
falada;
b) a domesticação dos animais e
plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da
arte;
d) o povoamento de amplas áreas
antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;
e) o aparecimento de vários novos
instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a
lança e a faca.
4 – (Enem) – Se compararmos a idade do planeta
Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma
pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a
Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro
horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de
um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG
de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se
produziu todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a
agricultura começou a ser praticada há cerca de
a) 365 anos.
b) 460 anos.
c) 900 anos.
d) 10.000 anos.
e) 460.000 anos.
5 – (UFRGS-RS) – Foi fator decisivo para a
sobrevivência dos povos do período Neolítico:
a) a utilização de metais como
cobre e bronze.
b) o nomadismo típico dos povos
caçadores e coletores.
c) a revolução agrícola.
d) a revolução urbana e a
formação dos impérios tecnocráticos.
e) a formação de religiões
monoteístas.
6 – (UFPE) – Na Pré-História encontramos fases
do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das
atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma
economia coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus
instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a
controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma
economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens cultivavam plantas e
domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.
7 – (Ufg) – As pinturas rupestres são
evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora
tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a
concepção de que a História se inicia com a escrita, pois
a) funcionam como códices velados
de uma comunidade à espera de decifração.
b) expressam uma concepção de
tempo marcada pela cronologia.
c) indicam o predomínio da
técnica sobre as forças da natureza.
d) atestam as relações entre
registros gráficos e mitos de origem.
e) registram a supremacia do
indivíduo sobre os membros de seu grupo.
8 – (Udesc) – O estudo da Pré-História abrange
um longo período da história humana. Uma das periodizações mais conhecidas
distingue pelo menos dois grandes períodos. Sobre esses períodos e suas
distinções, é incorreto afirmar:
a) No período denominado como
neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas
desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais.
b) De modo bem geral, o período
paleolítico está para as sociedades de caçadores-coletores assim como o período
neolítico está para a agricultura e a criação de animais.
c) Tanto o termo paleolítico
quanto o neolítico referem-se à forma de tratamento da pedra.
d) O período denominado como
paleolítico se inicia há aproximadamente 4 milhões de anos, e se estende até
cerca de 10000 anos.
e) O período denominado como
neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até,
aproximadamente, 4000 a.C.
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