CEAP
Aluno(a):_________________________________________________________
Professora Bianca Silva
Sores - Disciplina : História - Série : 3°Ano - Turma : ___
Atividade para ser
desenvolvida durante a quarentena.
Leitura das páginas 09 a 14
- Cap 01
40 a 54 - Cap
03
Responda no caderno pois
todas as atividades deste período vão ser avaliadas.
ESTUDO DIRIGIDO
1-
“A colonização
portuguesa e espanhola do século XVI havia se limitado quase que exclusivamente
à América. No século XIX, porém, a necessidade de expansão dos mercados
consumidores de produtos manufaturados e de controle sobre as regiões
fornecedoras de matéria-prima deu início a nova corrida colonial, empreendida
principalmente pelas potências industriais da Europa.” (Piletti, Nelson / Arruda, José Jobson de A. Toda a História:
História Geral e História do Brasil. Ed. Ática – São Paulo, 2006.p, 298.)
2-
Explique a diferença
fundamental entre o colonialismo europeu exercido no século XVI e o
neocolonialismo exercido no século XIX.
“Se tivéssemos de definir o imperialismo da forma mais
breve possível, diríamos que ele é a fase monopolista do capitalismo”. (LENIN, V.I. O imperialismo: fase superior do capitalismo. São
Paulo: Global, 1987.)
Indique, tomando como ponto de referência o texto acima,
dois fatores que estimularam a expansão imperialista.
3- Qual a principal consequência da
expansão neocolonialista europeia do século XIX?
4-
Complete o quadro
Conflito
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Quando
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Onde
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Causas
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Consequências
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Revolta de Cipaios
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Guerra do ópio
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Guerra dos Boxers
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5.
Caracterize a expansão imperial do século XIX (principais fatores que
influenciaram e consequência, justificativa ideológica)
6- Qual o acontecimento que motivou o
início da I Guerra Mundial.?
7. Identifica as duas alianças em Confronto na I Guerra Mundial. E
Explica o funcionamento do mecanismo de alianças.
8. Identifique as fases da guerra?
9. Identifica algum do armamento inovador utilizado na I Guerra Mundial.
10. Quais as penalidades impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes?
11. Por que a Liga das Nações não conseguiu conquistar seus
propósitos?
Questões-
TREINANDO PARA O ENEM
1- A política imperialista consistia na busca, principalmente,
de novos mercados consumidores para os países industrializados e foi assim que
vários países da África e da Ásia sofreram com a prática da neocolonização nos
séculos XIX e XX. Portanto, sobre a justificativa construída pelas potências
europeias para invadir as nações do continente africano e asiático é correto dizer que:
A) As potências europeias justificavam a invasão nos países
periféricos afirmando que essa ação contribuiria para o desenvolvimento
industrial e que incentivaria a adoção de um regime socialista nos países
asiáticos.
B) As principais alegações utilizadas na prática do
Imperialismo foram as teorias darwinistas que defendiam a superioridade
cultural dos países europeus, sendo eles os países que levariam o progresso e o
desenvolvimento social para os países da África e da Ásia através da missão
civilizadora.
C) Uma das justificativas era que os europeus aprenderiam
técnicas industriais com os africanos e asiáticos, o que acarretaria no
desenvolvimento econômico e científico dos países desenvolvidos.
D) O fardo do homem branco era uma das legitimações
europeias durante a política imperialista. Esse fardo consistia numa missão que
contribuiria para o desenvolvimento industrial dos países africanos e
asiáticos, gerando assim o crescimento da burguesia local, fazendo com que os
países não desenvolvidos tivessem suas próprias indústrias.
2- A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como
imperialismo, e o domínio dos países europeus sobre a África e a Ásia foi
denominado neocolonialismo. Sobre o resultado da junção desses dois fenômenos –
o imperialismo e o colonialismo – na África e na Ásia, é correto afirmar que:
A) O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos
africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o
acesso ao progresso.
B) A segunda Revolução Industrial, o capitalismo
monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao
neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no final do século
XIX.
C) A maior beneficiária de todo o domínio imperialista e do
neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária, em face do pleno
emprego da indústria.
D) Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites
econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de
cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo
3- Leia o texto a seguir:
Por mais que retrocedamos na História, acharemos que a África está
sempre fechada no contato com o resto do mundo, é um país criança envolvido na
escuridão da noite, aquém da luz da história consciente. O negro representa o
homem natural em toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo devemos
esquecer todas as representações europeias. Devemos esquecer Deus e as leis
morais. HEGEL, Georg W. F. Filosofia de la historia universal. Apud HERNANDEZ, Leila M.G. A África na sala de aula:
visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. p. 20-21.
[Adaptado]
O fragmento é um indicador da forma predominante como os
europeus observavam o continente africano no século XIX. Essa observação
relacionava-se a uma definição sobre a cultura, que se identificava com a ideia
de:
a) progresso social, materializado pelas realizações
humanas como forma de se opor à natureza.
b) tolerância cívica, verificada no respeito ao contato com
o outro, com vistas a manter seus hábitos.
c) autonomia política, expressa na escolha do homem negro
por uma vida apartada da comunidade. d) liberdade religiosa, manifesta na
relativização dos padrões éticos europeus.
e) respeito às tradições, associado ao reconhecimento do
valor do passado para as comunidades locais.
4-Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885,
representantes de países europeus, dos Estados Unidos e do Império Otomano
participaram de negociações sobre o continente africano. O conjunto de
reuniões, que ficou conhecido como a Conferência de Berlim, tratou da:
a) incorporação da Libéria aos domínios norte-americanos,
em troca do controle da África do Sul pela Inglaterra e Holanda.
b) independência de Angola e Moçambique e da incorporação
do Congo ao império ultramarino português.
c) ocupação e do controle do território africano de acordo
com os interesses das diversas potências representadas.
d) condenação do regime do Apartheid estabelecido na África
do Sul e denunciado pelo governo britânico.
e) incorporação da Etiópia aos domínios italianos e à
transformação do Egito em protetorado da Alemanha.
5-Como forma de justificar a dominação dos continentes
africano e asiático, as potências europeias valeram-se de teses científicas da
época que pregavam a superioridade da civilização europeia com relação às
demais. Essas teses foram difundidas pela doutrina do(a):
a) Liberalismo
b) Mercantilismo
c) Estamento Burocrático
d) Sociobiologia
e) Darwinismo Social
6-(UERJ 2011) No final
do século XIX, os europeus defendiam seus interesses imperialistas nas regiões
africanas e asiáticas, justificando-os como missão civilizatória. Uma das ações
empreendidas pelos europeus como missão civilizatória nessas regiões foi:
A palavra
imperialismo no sentido moderno, desenvolveu-se primordialmente na língua
inglesa, sobretudo depois de 1870. Seu significado sempre foi objeto de
discussão, a medida que se propunham diferentes justificativas para formas de
comércios e de governos organizados . Havia, por exemplo, uma campanha política
sistemática para equipar o imperialismo e a missão.
(A) aplicação do livre
comércio
(B) qualificação da mão
de obra
(C) padronização da
estrutura produtiva
(D) modernização dos
sistemas de circulação
7-A charge
a seguir faz referência ao capitalista Cecil Rhodes, que investiu no Expansionismo
imperialista inglês.
Com base
na charge e nos conteúdos referentes
ao neocolonialismo, analise as seguintes afirmações:
I. Podemos afirmar
que os pés do capitalista estão assentados obre as duas únicas
possessões inglesas na África: Egito e África do Sul.
II. A projeção do personagem em relação ao continente
expressa
também a dimensão do interesse da Inglaterra
pelos territórios africanos.
III. Os países europeus dividiram a África
entre si,
respeitando suas especificidades étnicas, religiosas
e linguísticas.
IV.
O Canal de Suez pode ser considerado
uma consequência da presença inglesa na África.
V.
O preconceito dos ingleses com os africanos foi de tal monta que deixou marcas até o presente, como o Apartheid na África do Sul.
Estão CORRETAS
:
a) I,
II e III.
b) I,
II e V.
c) II, IV e
V.
d)
III, IV e V.
8. (Mack-1998) "Assumi o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos, Condenai vossos filhos ao exílio Para que sejam os servidores de seus cativos". Rudyard Kipling A ideologia expressa por esse poeta, que recebeu em 1907 o prêmio Nobel de literatura, serviu para justificar o:
a) Imperialismo.
b) Iluminismo.
c)
Mercantilismo.
d) Socialismo.
e) Anarquismo.
9- (UFMT-1996)
Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parentes (V) se
for verdadeiro ou (F) se for falso. Entre o final do século XIX e início
do XX, os países capitalistas desenvolvidos conseguiram
dominar praticamente todo o mundo. Era o imperialismo. Analisando
suas motivações e características, julgue os itens.
( ) As causas da expansão imperialista
ligaram-se às transformações de estrutura capitalista geralmente
na Segunda Revolução Industrial e marcaram, o início do capitalismo
monopolista e financeiro.
( ) Razões humanitárias e filantrópicas foram
usadas para justificar a política imperialista; a Europa assume
uma missão "civilizadora" .
( ) A década de 1870 conheceu uma crise
econômica acompanhada de excedentes de capitais o que, por um
lado, impossibilitava o reinvestimento na produção e por
outro, tornava necessário encontrar áreas
extra-europeias para investir.
10- FGV-2003)
Sobre o imperialismo no século XIX, é correto afirmar:
A)
caracterizou-se pela valorização da diplomacia e do reconhecimento da
autodeterminação dos povos em lugar de intervenções militares e da
manutenção das áreas coloniais.
B)
caracterizou-se pelo incremento das atividades mercantis e pelo fluxo de
matérias-primas dos países desenvolvidos para as regiões em processo de
desenvolvimento.
C)
caracterizou-se pela emergência de potências asiáticas detentoras de alta
tecnologia, abundante mão-de-obra e enormes reservas de matérias-primas.
D)
caracterizou-se pela conquista e subordinação de territórios destinados ao
papel de fornecedores de matérias primas e consumidores de produtos dos
países industrializados.
E)
caracterizou-se pelo desenvolvimento do capitalismo monopolista comercial
e pela articulação de diversas regiões do planeta por meio do
fortalecimento do mercado internacional.
11- (Mack-2005)
A expansão imperialista do século XIX foi um novo passo no processo de
mundialização da ordem capitalista, depois das cruzadas, da expansão
ultramarina, da colonização, etc. As populações africanas e
asiáticas foram tragadas e incorporadas a uma ordem
essencialmente européia. Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo Considerando
o fragmento de texto acima, assinale a alternativa correta.
a) A busca por
mercados consumidores de manufaturados e fornecedores de
matérias-primas determinou que a dominação imperialista
fosse realizada por meio de alianças com as elites locais.
b) A doutrina científica conhecida como
darwinismo social oferecia respaldo para a ocupação dos
novos territórios, apesar de os intelectuais europeus
serem contrários a essa prática de dominação.
c) Assim como no
século XVI, defendia-se que era necessário levar a verdadeira fé cristã
aos infiéis, sendo as nações capitalistas responsáveis pela expansão
espiritual, que efetivamente ocorreu sem resistências.
d) As nações
imperialistas afirmavam que os europeus estavam envolvidos em uma
“missão humanista”, que consistiria em melhorar as condições de vida
dos nativos, sem entrar em choque com as culturas locais.
e) Caberia ao
homem branco europeu cumprir sua “missão civilizadora” e levar aos povos
primitivos os benefícios provenientes das sociedades industrializadas
e detentoras de modernas tecnologias.
12- O campo de batalha é
terrível. Há um cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que
foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de
nabos em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em
polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um
soldado apoia o seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da
trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água
disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos
adiante.
BINDING, Rudolf
Georg. Um fatalista na guerra. In: MARQUES, Adhemar et alii. História
contemporânea através de textos. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119.
Sobre a Primeira
Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que:
a) a Primeira
Guerra Mundial tem suas motivações vinculadas às disputas nacionalistas e
imperialistas articuladas à política de alianças das grandes potências da época
b) a entrada da Rússia
na guerra, logo após a Revolução Bolchevique de 1917, foi decisiva para o
desfecho favorável aos países vinculados à Tríplice Aliança
c) não houve
participação brasileira na Primeira Guerra, pois a organização do país como
República, imprescindível para a formação de tropas militares, ainda era muito
recente
d) a gripe
espanhola ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e foi vista como ameaça
para as nações em conflito; porém, com o desenvolvimento dos antibióticos no
início do século XX, a doença foi controlada sem gerar maiores consequências
13-Em relação às
causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) a incapacidade
dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em
xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e
social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito
entre as potências
b) a desigualdade
de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade
imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela
corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências
c) o sucesso da
política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de
forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias
da África e da Ásia
d) o expansionismo
na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e
a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo
e) o desequilíbrio
entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores
de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades
entre os países europeus e os da América do Norte.
14- Sobre a
participação brasileira na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:
a) o governo
brasileiro declarou guerra à Alemanha, em 1914, após o torpedeamento de um
navio, carregado de café, que acabara de deixar o porto de Santos
b) o governo
brasileiro manteve-se neutro ao longo de todo o conflito devido aos interesses
do ministro das relações exteriores Lauro Muller, de origem alemã
c) a partir de
1916, o Exército brasileiro participou de batalhas na Bélgica e no norte da
França com milhares de soldados desembarcados na região
d) o Brasil enviou
uma missão médica, um pequeno contingente de oficiais do Exército e uma
esquadra naval, que se envolveu em alguns confrontos com submarinos alemães
e) juntamente com a
Argentina, o governo brasileiro organizou uma esquadra naval internacional
incumbida de patrulhar o Atlântico Sul contra as ofensivas alemãs.
15-No
interior do sistema de alianças que caracterizava a diplomacia dos conflitos
entre as potências imperialistas no começo do século XX, a Inglaterra abandonou
a política do “esplêndido isolamento” da era vitoriana (1837-1901),
consolidando, através da Tríplice Entente, de 1907, sua aproximação com:
a)
a Itália e a França
b)
a Rússia e a Áustria
c)
os Estados Unidos e a Rússia
d)
a França e a Rússia
e)
a Áustria e a Itália
16- A
Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem
institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta
alteração, destacam-se:
a)
a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição
de países industrializados na América.
b)
a desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a
constituição de governos fascistas nos países europeus.
c)
o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o
cerco da Rússia pelo capitalismo.
d)
a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e
a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.
e)
a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela
anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.
17-(Enem-2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século
XIX — que terminou com a corrida dos países
europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional
na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o
período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos
empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo:
Cia. das Letras, 2012.
O
processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra
na medida em que
a)
difundiu as teorias socialistas.
b) acirrou as disputas territoriais.
c) superou as crises econômicas.
d) multiplicou os conflitos religiosos.
e) conteve os sentimentos xenófobos.
b) acirrou as disputas territoriais.
c) superou as crises econômicas.
d) multiplicou os conflitos religiosos.
e) conteve os sentimentos xenófobos.
18 (Enem 2009) A
primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a
inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.
Entre os principais fatores que
estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século
XX estão
a)
a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
b)
o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
c)
o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
d)
a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e)
a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.
19-“A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da
remobilização contemporânea dos anciens regimes da
Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as
forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para
resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência.
A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem,
lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo
industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de
1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os
alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo
assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e
tradicional, após 1918 – 1919, as forças da permanência se recobraram o
suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e
contribuir para retomada da guerra total em 1939.”
(MAYER, A. A força da tradição: a persistência
do Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13-14.)
De acordo com o texto, é correto
afirmar que a Primeira Guerra Mundial:
a)
teria sido resultado dos conflitos entre as forças da antiga ordem feudal e as
da nova ordem socialista, especialmente depois do triunfo da Revolução Russa.
b)
resultou do confronto entre as forças da permanência e as forças de mudança,
isto é, do escravismo decadente e do capitalismo em ascensão.
c)
foi consequência do triunfo da indústria sobre a manufatura, o que provocou uma
concorrência em nível mundial, levando ao choque das potências capitalistas
imperialistas.
d)
foi produto de um momento histórico específico em que as mudanças se
processavam mais lentamente do que fazem crer os historiadores que tratam a
guerra como resultado do imperialismo.
e)
engendrou o nazifascismo, pois a burguesia europeia, tendo apoiado os
comunistas russos, criou o terreno propício ao surgimento e à expansão dos
regimes totalitários do final do século.
20 – (UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira
Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais
contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor
de tal opinião.
a)
A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a
“união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis
e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves
dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da
inflação.
b)
Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos
operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo
assim em xeque os pilares básicos da sociedade liberal.
c)
Durante a guerra, foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em
países antes liberais como a França e a Inglaterra, em um prenúncio do fascismo
ainda por vir.
d)
A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia
militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e
munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
e)
Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por
tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.
PRODUÇÃO DE TEXTO
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PRODUÇÃO DE TEXTO
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Constando:
Assunto
: Revolução Russa
Ano:
Rússia
Pré- Revolucinária.( Aspecto político, econômico, sociedade, religião,
cultura).
A
opção ao Czar - O partido POSDR e suas correntes
Antecedentes
a revolução de 1917
As
Fases da Revolução Russa
-
Revolução de Fevereiro - Mencheviques
-
O Retorno de Lênin a Rússia
-
Revolução de Outubro - Bolcheviques
-
Guerra Civil
-
A NEP - Nova política Econômica ( As principais medidas)
-
A criação da URSS em 1922
-
A Morte de Lênin e os novos rumos da revolução
-
Stalinismo ( Conceito,Líder, Período, características importantes, tipo de
governo e fim).
ATIVIDADES DO LIVRO :
Textos complementares
Página - 15
- Leitura do texto África Deturpada e Responder no caderno.
Página - 55
- Leitura do texto Tecnologia da Morte e Responder no caderno (1,2 e3)
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